Como melhorar sua solda MIG/MAG e virar um mestre na soldagem

No geral, a solda MIG/MAG é um processo versátil e eficiente que pode produzir soldas de alta qualidade em uma ampla variedade de metais. Porém, sua regulagem incorreta pode acarretar em uma soldagem sem penetração e com uma aspecto visual desagradável. Nesse blog destacaremos alguns pontos importantes para a regulagem da soldagem MIG/MAG.

Para se ter uma soldagem MIG/MAG estável devem ser levados vários pontos em consideração, primeiramente é necessário saber identificar quando sua solda está ou não estável.

Como saber se minha solda MIG/MAG está estável?

  • Arco constante: a solda deve ter um arco constante e uniforme, sem oscilações ou interrupções.
  • Penetração uniforme: a solda deve ter uma penetração uniforme no metal, sem pontos frios ou falhas.
  • Ausência de respingos excessivos: a solda MIG/MAG deve produzir apenas uma quantidade razoável de respingos, sem excessos que possam causar imperfeições ou danificar o metal.
  • Aparência geral da solda: a solda MIG/MAG deve ter uma aparência uniforme e suave, sem áreas irregulares ou distorcidas.
  • Som da soldagem: o som da soldagem deve ser uniforme e estável, sem grandes altos e baixos, e confortável ao ouvido. Muitos soldadores assimilam o som da soldagem com o de um ovo fritando.

Agora que você já sabe como identificar se a sua soldagem está ou não estável, mostraremos alguns pontos para estabilizar seu arco de solda MIG/MAG

Como estabilizar minha solda MIG/MAG?

Encontrar a relação tensão x correte: O principal ponto para se dar atenção na estabilização do arco de solda é a relação tensão x corrente. Não existe um padrão para esse ajuste. Para identificar qual o parâmetro de tensão e corrente correto, o soldador deve avaliar a espessura do material, o arame utilizado o tipo de gás de proteção utilizado e a posição da soldagem. Por isso, sempre faça testes em chapas de sacrifício e inicie a soldagem no local correto apenas quando encontrar essa relação.

Qualidade do Arame: o arame de solda MIG/MAG deve estar em boas condições, sem ferrugem, umidade ou danificado (amassado, dobrado, embolado). Por isso é sempre bom armazenar o arame em locais fechados longe da umidade.

Tensão da mola do alimentador: o ajuste da tensão da mola de alimentação do arame deve ser apenas o suficiente para garantir que o arame seja alimentado suavemente e de maneira constante. Um aperto muito forte ou muito fraco acarretará em instabilidade na deposição do arame.

Roldanas : Existem vários tipos de roldanas, em “U”, “V” e “Recartilhadas” cada uma específica para um tipo de material ou espessura, também é sempre importante verificar se a roldana que está em sua máquina é compatível com o diâmetro do arame que será soldado. A escolha incorreta da roldana pode acarretar em uma deposição de arame instável ou até no travamento da passagem do arame.

Rolda para solda MIG/MAG

Tracionador: Uma sugestão é optar por máquinas com roldana dupla, aumentando a estabilidade na entrega de arame na peça soldada.

Limpeza da tocha: a limpeza regular da tocha e do bico de contato evitará obstáculos no arame e manterá a qualidade da solda.

Tochas de solda MIG/MAG

Escolha do arame: a escolha do arame correto é essencial para uma soldagem estável e com boa penetração. Para realizar esta escolha e fazer uma boa solda MIG/MAG, você deve levar em conta alguns quesitos:

  • Diâmetro da arame: Escolha em função da espessura da chapa, taxa de deposição e da produtividade.
  • Composição química do metal: Escolha o arame de acordo com a composição do material que será soldado.

Gás de proteção adequado: utilize o gás de proteção correto com a mistura adequada para o tipo de metal que está sendo soldado. Garantido assim a proteção do arco de soldagem da contaminação do ar ambiente e evitando instabilidade na solda.

Vazão de gás: a quantidade certa do gás de proteção na solda MIG/MAG é fundamental para que se tenha uma soldagem com bom resultado.

Qual a vazão de gás ideal?

Para regular a vazão de gás, faça um cálculo básico: pegue o diâmetro do arame e multiplique por 10.

Exemplo: arame com diâmetro de 1mm, multiplicado por 10, resulta em uma vazão de 10 litros por minuto (L/Min) de gás.

E se usar muito gás ou pouco gás, o que acontece?

O uso excessivo do gás comprometerá a proteção gasosa e resultará em uma solda com aspecto ruim (queimada). A solda apresentará porosidade e as propriedades mecânicas da peça serão afetadas se houver pouco gás utilizado.

Dica de vazamento para solda MIG/MAG

Escolha dos consumíveis: a escolha do consumível correto é outro fator importante para sua solda MIG/MAG. Opte por consumíveis com o mesmo diâmetro do seu arame.

Por exemplo, o seu arame tem diâmetro de 1.0mm e você possui um bico de contato de 0.8, dessa maneira a passagem do arame não acontecerá. Caso seu bico seja maior que o diâmetro do arame, a precisão da sua solda será comprometida, pois ele tende a ficar oscilando enquanto passa pelo bico.

Cabo de alimentação: Cabos com medidas diferentes das recomendadas podem causar danos a máquina, como superaquecimento e oscilações de energia. Outro fator que pode influenciar na solda são os cabos com comprimentos extensos, que geram uma insuficiência de energia durante a soldagem.

Cabos para tocha MIG/MAG
Dica: Se durante o processo de soldagem a máquina começar a oscilar, verifique os cabos e extensões.

Contaminantes: antes de iniciar a soldagem, é preciso verificar se a peça não está contaminada com tinta, oxidação, graxa ou óleo desengripante. Caso não ocorra a limpeza, sua soldagem pode ser prejudicada. Um exemplo prático é quando a chapa vem com produto para evitar sua oxidação. Se esse produto não for retirado, há risco de prejudicar seu processo de soldagem.

Agora você já sabe avaliar e estabilizar sua solda MIG/MAG. Lembre-se que além das escolhas de consumíveis e verificações de cabos e mangueiras, o mais importante para uma soldagem com boa penetração e estética visual agradável é o encontro da relação entre corrente e tensão.

Vire um mestre da soldagem MIG/MAG

Veja o vídeo a seguir e entenda na prática como se tornar um mestre da soldagem.

Conheça nossa linha de máquinas MIG/MAG