Como escolher o Eletrodo de Tungstênio certo para minha solda
Você sabia que a escolha errada de um Eletrodo de Tungstênio pode causar dificuldades na solda TIG? Um eletrodo de Tungstênio possui diversos modelos, que são diferenciados por cores conforme suas composições químicas. A escolha correta do tipo de eletrodo traz vantagens, como a facilidade na abertura e estabilidade do arco, além de menores riscos de contaminação da solda.
O Eletrodo de Tungstênio deve ser escolhido de acordo com o material a ser soldado. Por isso, separamos uma lista dinâmica com as três cores mais indicadas para cada material.
ALUMÍNIO
- Dourado ou Azul: São considerados os melhores por proporcionarem ótima abertura e estabilidade de arco, tanto em correntes altas como baixas. Também possuem excelente durabilidade e podem ser utilizados em corrente contínua (DC) ou alternada (AC). Classificados como os mais indicados para processo pulsado de soldagem.
- Marrom ou Branco: Estes eletrodos proporcionam um arco extremamente estável. São ótimos para soldagens em correntes alternadas (AC) e prolongam a resistência da ponta contra contaminações.
- Verde: Sendo o mais barato desta lista, este eletrodo possui 99,50% de Tungstênio e, por isso, é considerado puro. Permite boa estabilidade de arco quando usado em corrente alternada (AC), mas não é indicado para soldagens em corrente contínua (DC). Apresenta pouca resistência em relação aos outros tipos de eletrodo.
AÇOS CARBONO E INOXIDÁVEL
- Dourado ou Azul: Contendo a mesma composição química, diferenciam na cor devido às porcentagens de lantânio que possuem. Ponta dourada – 1,5%. Azul – 2%. É o próprio lantânio que traz alta durabilidade e resistência aos eletrodos destas cores.
- Vermelho: Devido aos baixos níveis de contaminação e desgaste, oferece uma ótima abertura de arco em altas correntes. Seu uso é aconselhado para soldas em corrente contínua (DC).
- Cinza: Indicado para correntes baixas, apresenta ótima abertura e estabilidade de arco, além de boa durabilidade quando usado em corrente contínua (DC). Em corrente alternada (AC) apresenta desempenho regular. Este eletrodo é recomendado para cordões menores e peças delicadas.