Confira como foi o Campeonato de Solda Weld Vision 2022

Veja como foi o Campeonato de Solda

A competição que foi sucesso em 2019, retornou em 2022 e contou com mais de 60 competidores. Durante a feira Intermach, entre os dias 13 e 16 de setembro, promovemos mais um Campeonato de Solda, com objetivo de desafiar os soldadores. A competição foi aberta ao público.

Como funcionou?

A prova foi realizada de forma individual, com tempo máximo de 15 minutos e o competidor teve que escolher entre as categorias MIG/MAG ou TIG, não podendo soldar nas duas categorias.

MIG/MAG: O participante teve que unir chapas de aço carbono de 6,35 mm de espessura de acordo com a Instrução de Trabalho (I.T) que recebeu no dia da prova.

TIG: O participante teve que unir dois tubos de espessura 6,35 mm de aço carbono de acordo com a Instrução de Trabalho (I.T) que recebeu no dia da prova.

Instruções de trabalho do campeonato de solda
Competidor e avaliador do campeonato de solda

Os avaliadores técnicos acompanhavam toda prova do participante e, em seguida, avaliavam a peça soldada. A disputa durante o Campeonato de Solda foi acirrada e o ranking final de cada categoria foi anunciado no último dia de competição (16), às 20h, em nosso estande.

Premiação do Campeonato de Solda

Ao todo, 10 participantes foram premiados, sendo cinco na categoria MIG/MAG e cinco na categoria TIG. O pódio de cada categoria ganhou os seguintes prêmios

Prêmios campeonato de solda
Campeonato de Solda - categoria MIG/MAG

3º LUGAR

Em terceiro lugar, com 7710 pontos, ficou Guilherme Perboni. Ele levou uma máscara Thunder.

Guilherme fez a leitura da EPS corretamente e teve um bom desempenho na soldagem. Apresentou pouca descontinuidade nos parâmetros avaliados e fez a prova dentro do tempo estipulado. Sua maior dificuldade foi regular a máquina, já que não estava acostumado.

2ºLUGAR

Na segunda posição, com 8430 pontos, ficou Dhilney Muller. Ele ganhou uma inversora de solda Fusion 200.

Dhilney usou o tempo máximo de 15 minutos para completar a prova. Fez a leitura da Instrução de Trabalho (I.T). Durante a soldagem oscilou entre 98A até 149A na corrente e usou de 15,1 até 18,5V na tensão.

Perdeu pontos por respingos, mordeduras presentes na solda e deposição excessiva na face. Na posição 3G ascendente não apresentou porosidade, não houve desalinhamento fez uma abertura de raiz adequada e deixou o cordão uniforme. Na posição 2F não cumpriu a medida sugerida pela IT na perna de solda.

1º LUGAR

O grande campeão da categoria MIG/MAG no Campeonato de Solda, com 8925 pontos, foi Rogério Razzini. Ele levou uma inversora de solda MIG Maverick 165.

Rogério usou pouco mais de 12 minutos para completar a prova. Fez a leitura da Instrução de Trabalho (I.T) corretamente. Durante a soldagem oscilou de 85A até 122A na corrente e usou de 15,2 até 17V de tensão.

Na posição 2F, apresentou respingos e deposição excessiva na face. Porém, não houve mordeduras, porosidade, perna de solda feita de acordo com a norma e cordão de solda uniforme. Ele perdeu pontos mordeduras, desalinhamento da peça e penetração excessiva na posição 3G. Contudo não apresentou respingos, porosidade, fez uma abertura de raiz adequada e um cordão de solda uniforme.

Campeonato de Solda - categoria TIG

3º LUGAR

Na terceira colocação, com 8247 pontos, ficou Fernando Mota. Ele levou uma máscara Thunder.

Fernando usou pouco menos de 19 minutos para completar a prova. Fez a leitura da Instrução de Trabalho (I.T) de maneira correta e durante a soldagem oscilou de 99A até 109A na corrente.

Pontuou por não conter porosidade e deposição excessiva na face. Ele perdeu pontos por apresentar mordeduras no cordão de solda, as peças apresentaram desalinhamento, penetração excessiva e o cordão não estava uniforme.

2º LUGAR

Na segunda colocação, com 8547 pontos, ficou Rodolfo Arão. Ele levou uma inversora de solda Fusion 120.

Rodolfo usou pouco mais de 16 minutos para terminar a prova. Fez a leitura da Instrução de trabalho corretamente e durante a soldagem usou corrente entre 129A e 156A.

Rodolfo fez uma boa solda, não apresentou porosidade, não houve desalinhamento entre peças, não houve deposição excessiva ou insuficiente e fez um cordão de solda uniforme. Contudo, perdeu pontos por conter mordeduras, não fazer uma abertura de raiz recomendada e por penetração excessiva.

1º LUGAR

O grande campeão na categoria TIG, com 8760 pontos, foi Bruno Furlin. Ele levou uma inversora de Solda Galaxy 200.

Bruno fez a leitura da Instrução de Trabalho corretamente e usou quase todo o tempo total para realizar a prova.

Ele fez um bom cordão de solda, não teve desalinhamento das peças, não houve deposição excessiva ou insuficiente na face, sem penetração excessiva ou insuficiente e o cordão de solda ficou uniforme. Porém, Bruno perdeu pontos por sua solda apresentar mordeduras e porosidade.

Agradecemos a todos os participantes, que fizeram um campeonato incrível e muito disputado. Montamos um desafio e todos levaram muito a sério. É isso que nos inspira a seguir promovendo esses eventos.

Tem interesse em participar do próximo campeonato de solda? Acesse o link campeonatodesolda.com.br/início e inscreva-se.